sexta-feira, 29 de maio de 2009

Esperar em Deus


Esperar no Senhor é muito difícil, não temos paciência e perseverança suficientes para isso. Queremos tudo do nosso jeito, na nossa hora. Se Deus fala conosco de acordo com o que a gente espera, que maravilha! Se Deus fala algo que não era bem o que esperávamos, já não recebemos da mesma maneira, o entusiasmo murcha, a fé se esfria, nosso semblante cai. Por isso, devemos estar firmes em Deus, para aprender a esperar e vencer (Salmo 28:6-7).

Mesmo crendo, somos fracos e, só de ouvir a palavra esperar, já nos causa desânimo, descrença, vontade de parar; pois sabemos que não recebemos o que esperamos na nossa hora, pelo fato de que o relógio de Deus é diferente do nosso, e lá no nosso interior sabemos que teremos que passar pelo deserto para receber as bênçãos, e com isso levamos um choque, e o nosso Eu nos confunde e amedronta. É por isso que temos um Deus tão grande que nos acolhe em seus braços e nos ensina a esperar o momento certo, e, se nós o obedecermos, colheremos os frutos (Salmo 33:20-22).

A espera é um período de tratamento e as pessoas que não são tratadas para receberem as bênçãos, não estão capacitadas para a vitória. Deus não quer que busquemos somente as bênçãos, Ele quer habitar em nós e fazer maravilhas, para que possamos testemunhar para as pessoas, e sermos espelhos que refletem o poder de Deus. No entanto, a maioria das pessoas só quer as bênçãos e não quer compromisso com o abençoador, pois acha muito difícil servir a Deus e se comprometer com a Igreja. Acham mais fácil dizer, simplesmente, que acreditam em Deus e não precisam de Igreja. Não devemos esquecer que Deus nos quer como servos Dele - Sl. 33:12 -15.

Como eu disse no início deste estudo, "Esperar é muito difícil", mas fica mais fácil esperar com Deus e em Deus, do que sozinho, sem ter onde descansar. Deus é um porto seguro.

REFLEXÃO: "Mas os que esperam nos Senhor, renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." Isaías 40:31

Paciência irmão, paciência!

Estou estudando na Escola de Deus, e, como é duro estudar nesta Escola, a Trindade é muito exigente e dura, porém amorosa e misericordiosa. A disciplina que estudo é a paciência. Sou muito impaciente, tenho a tendência de tomar decisões apressadas, de momentos, tenho dificuldades em esperar. É por isso que fui matriculado nesta disciplina, e eu não pude escolher, mas Deus, o Autor da Vida, na sua soberana vontade decidiu assim.
Não é fácil ser paciente, esta é uma virtude que busco constantemente nesta caminhada cristã. Deus tem ensinado-me, mas confesso que tenho aprendido vagarosamente e com muitas dificuldades. Numa época em que as mensagens podem ser enviadas instantaneamente para qualquer parte do mundo, confesso que a cada dia fica mais difícil ser paciente, contudo entendo que a paciência é uma ferramente indispensável na vida para ser aperfeiçoado por Deus.. É uma virtude que precisa ser cultivada e aprendida.
Insistimos em revolver as coisas de prontidão, no aqui e agora, e esquecemos que algumas coisas não podem ser resolvidas apressadamente.

Para Refletir:

PENSE: “A impaciência em que vivemos provém da nossa ignorância, queremos que os homens e as coisas sejam o que não podem ser, e deixem de ser o que são por sua essência e natureza.” (Marquês de Maricá)

MEDITE: “Sede, pois, pacientes.” Tg 5:7

domingo, 10 de maio de 2009

A VITÓRIA TEM QUE SER SUA


"Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor,
rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar" 1 Pedro 5:8.

Existe uma planta no Brasil que é chamada, pelos moradores das florestas, de "matador". A princípio seu talo esbelto rasteja ao longo do chão. Mas uma vez que ele encontra uma árvore vigorosa, o matador parte para a árvore e sobe por ela. Enquanto vai subindo pela árvore, o matador solta alguns braços pelos quais vai se prendendo à arvore e cresce ainda mais, prendendo-se de forma cada vez mais apertada. Ao chegar ao topo da árvore, o matador, como que em triunfo, abre-se em flor sobre a árvore estrangulada. De lá, esse "matador" espalha suas sementes para recomeçar seu trabalho de morte. Da mesma forma que aquela trepadeira, o mundanismo sufocará a vida espiritual dos cristãos que permitem que ele cresça e fixe seus tentáculos.

Deus deseja que o seu povo tenha uma vida abundante e vigorosa. Ele está pronto a suprir todas as necessidades para que isso seja possível. Quando confiamos todos os nossos anseios e sonhos ao Senhor podemos esperar que a bênção virá no tempo certo para o nosso regozijo e felicidade.

Quando, devido aos encantos ilusórios deste mundo, deixamos de vigiar como nos ensinou o Senhor, acabamos, sem perceber, abrindo as portas para que as coisas passageiras e enganadoras deste mundo penetrem em nosso coração. Depois de hospedar-se em nosso interior, o mundanismo começa a fincar suas raízes, dominando-nos completamente e impedindo que a graça maravilhosa do Senhor e a paz que excede todo entendimento produzam o gozo especial que só Jesus pode conceder àqueles que nele confiam.

Se dermos uma pequena brecha para o espírito carnal penetrar em nossos corações, perderemos a comunhão com o Senhor e grandes dificuldades enfrentaremos para voltar à presença do nosso Salvador.

Se você já sente os efeitos da invasão das coisas deste mundo em sua vida, clame ao Senhor e peça-lhe que venha em seu socorro. Não deixe que o inimigo de Deus, à semelhança do "matador," estrangule suas bênçãos e roube a vitória que já é sua.

sábado, 9 de maio de 2009

Esperança



"E terás confiança, porque haverá esperança;
olharás ao redor de ti e repousarás seguro" Jó. 11:18.

O fato aconteceu no sudoeste asiático, no século XIV. O exército do imperador Tamerlane (um descendente de Ghengis Khan) foi derrotado e disperso por um inimigo poderoso. Tamerlane refugiou-se em um estábulo abandonado e ali ficou escondido enquanto as tropas inimigas vasculhavam a zona rural. Durante o tempo que ali permaneceu, abatido e sem esperanças, Tamerlane assistiu, certo dia, uma formiga tentando levar um grão de milho parede acima. A carga era bem maior que a formiga. Ele contou 69 tentativas sem sucesso da formiga empurrando o grão. Ela retrocedia e recomeçava. Na septuagésima tentativa de levar o milho ela conseguiu alcançar o topo com sucesso. Tamerlane levantou-se rapidamente e ao mesmo tempo bradou: "Eu também triunfarei!" E assim foi. Ele reorganizou suas tropas e pôs o inimigo em fuga. Qual tem sido a nossa reação após um insucesso momentâneo? Escondemo-nos, envergonhados, como se o fracasso fosse o final de tudo ou, com a mesma confiança, sacudimos a poeira, enchemos o peito do fôlego da fé e recomeçamos, certos de que a vitória virá? O maior problema que podemos enfrentar na caminhada em direção à conquista de nossos sonhos é a falta de esperança. Quando os obstáculos encontrados são capazes de nos abater, tirando o ânimo e a perseverança, as possibilidades de ultrapassagem são mínimas e o mais provável é que nos deixemos vencer e desistamos. Quando firmamos o coração no Senhor Jesus, a esperança passa a ser uma arma poderosa em nossas vidas e a possibilidade de recuarmos diante das circunstâncias adversas é praticamente impossível. Por mais difícil e obscura que seja a situação, sempre confiaremos que a luz logo brilhará diante de nós.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

UM REGOZIJO ESPECIAL


"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal,
preferindo-vos em honra uns aos outros"
Romanos12:10.

Durante uma competição de ortografia onde o primeiro prêmio era uma bela Bíblia, os competidores foram sendo eliminados até que sobraram apenas duas meninas: Elizabete, filha de uma viúva pobre e trabalhadora e Suzana, filha de um próspero fazendeiro. A torcida da maioria da escola era por Elizabete. Finalmente, Suzana escreveu incorretamente uma palavra e Bete recebeu o prêmio desejado. Ao chegar em casa, a mãe de Suzana disse à filha: "Você não poderia ter soletrado aquela palavra para não cometer o erro?" "Sim, mamãe." "Então, por que não fez isso?" "Bem, a senhora conhece a Bete. Sabe que a mãe dela é pobre e que ela não recebe muitos presentes. Ela queria muito ganhar aquela Bíblia e se esforçou tanto para conseguir a vitória. Eu achei que devia deixá-la ganhar." "E por que você agiu dessa maneira, querida?" "Aprendi, na última Escola Bíblica, que devemos preferir-nos em honra uns aos outros. Eu achei que deveria experimentar este ensino e estou feliz por tê-lo feito." Alguns dias mais tarde Suzana recebeu, como presente de aniversário, uma bonita Bíblia. Na dedicatória, um texto aparecia em destaque: "Preferindo-vos em honra uns aos outros." (Romanos 12:10)

Grande é o gozo quando aprendemos a compartilhar, com amor, as bênçãos que temos recebido. O ajuntar tesouros, materiais e espirituais pode nos tornar prósperos e bem-sucedidos, mas o desejo de reparti-los com os mais necessitados enche não apenas o nosso coração de júbilo como também o do nosso Deus. As grandes conquistas nos fazem notórios, os gestos de amor nos tornam bem-aventurados.

Quando Cristo se torna o Senhor de nossas vidas, deixamos de pensar apenas em nossos interesses. Lembramos daqueles que estão ao nosso redor e desejamos, ardentemente, que, como nós, sejam também grandemente abençoados. Temos prazer de falar-lhes do amor de Deus e alegramo-nos quando começam a desfrutar das dádivas de nosso Pai celestial.

domingo, 3 de maio de 2009

FÉ E AÇÃO


"Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o Senhor,
sim o Senhor é a minha força e o meu cântico; e se tornou a minha salvação" Isaías 12:2.

Duas pequenas meninas estavam a caminho da escola pela manhã. Havendo se atrasado na saída, elas estavam receosas de que não chegariam na hora. Uma delas, virando-se para a outra, falou: "Vamos nos ajoelhar aqui e pedir a Deus que não nos deixe chegar tarde." A outra replicou: "Não, eu vou correr o mais rápido que puder, orando para que Deus me ajude a chegar na hora certa." É fácil saber qual das duas teve a melhor idéia a respeito de oração e fé em Deus. Será que aquela que correu enquanto orava confiava menos em Deus do que a outra? Como temos exercitado a nossa fé? Ajoelhamo-nos em um canto do quarto pedindo a Deus por uma bênção especial e depois sentamo-nos tranquilamente a espera que Ele nos atenda ou ao mesmo tempo que oramos, esforçamo-nos por alcançar aquilo que pedimos, crendo que contaremos com a plena ajuda do Senhor em nosso propósito? Às vezes queixamo-nos por Deus não nos ter atendido. Queremos a Sua direção para alcançarmos a vitória mas não nos mexemos um passo sequer para que nos conduza até lá. Sentamos e aguardamos que a bênção caia diretamente em nossas mãos. Podemos confiar que o Senhor está pronto a nos ajudar, mas nossa fé precisa ser traduzida em ação de nossa parte em busca da conquista. Davi, ao enfrentar o gigante Golias, não sentou e esperou que Deus batalhasse por ele. Confiou em Deus dizendo: "Eu vou contra ti na força do Senhor." Deus tem todo tipo de bênçãos de que necessitamos. A nossa parte é crer e empenharmos-nos por alcançá-las.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

CANSAÇO



"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei"Mateus 11:28.

O crescimento que surge do cansaço pode nos trazer muitas experiências espirituais. Nós podemos estar cansados de esperar; cansados de estudar e aprender; cansados de combater o inimigo; cansados de crítica e perseguição. Nossa força tem seus limites ... há momentos que sentimos desaparecer os pés debaixo de nosso corpo. Quanto mais demora este tempo de cansaço, mais o sentimos invadindo nosso interior, sufocando nossa garganta, estrangulando nossa esperança, nossa motivação, nosso entusiasmo, nosso otimismo, nosso encorajamento.

Precisamos entender que Deus não nos dispensa força e coragem como um farmacêutico em sua prescrição. O Senhor não promete nos dar algo pra tomar que nos ajude a lidar com nossos momentos de cansaço. Ele nos promete a Ele mesmo. Isto é tudo. Isto é suficiente. O Salvador diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve".

Muitas vezes nos deixamos abater pelas intempéries da vida. O desânimo toma conta de nossa determinação, a ousadia cede espaço para o conformismo, a fé parece um objeto de enfeite sem utilidade.

Mas não podemos permitir que isso aconteça. Quando as forças desaparecem e o cansaço das tentativas fracassadas sussurram em nosso ouvidos para desistir, devemos encher os pulmões espirituais do ar da graça do Senhor e crer que tudo passará. O cansaço passará, o desânimo passará, as decepções desaparecerão. Contamos com Cristo, com Sua presença poderosa, com Seu amor infinito, Com Suas mãos protetoras, com Suas promessas de vitória. Ele está ao nosso lado, amoroso, forte, incansável.

Não há cansaço que resista à Sua presença.