quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Autoconhecimento é fundamental!














Você se conhece? Os seus amigos lhe conhecem verdadeiramente? Alguém poderia dizer como você realmente é sem que você esteja presente? Se você se conhece, então sabe até aonde pode chegar. E se não se conhecer?
O autoconhecimento é uma atitude emocional e mental baseada em crescimento e aprendizado, para que o indivíduo possa produzir melhor e sentir bem, independemente de sua classe social, tipo de trabalho que exerce ou de sua ocupação do ministério na igreja. Na verdade ser seguro daquilo se pode fazer é o que fará diferença e grande diferença! Quando nos entregamos nas mãos de Deus, Ele saberá exatamente onde nos colocar, pois, por mais que alguém subestime nossa capacidade ou o que somos, Deus sabe como mostrar aos nossos subestimadores o que Ele faz com aquele que julgam nada ser. Daí a importância de nos conhecermos e muito mais de conhecermos ao nosso criador. A caminhada do autoconhecimento exige uma boa dose de aquietude e coragem para iniciar a jornada da auto-análise. Estou convencido de que nem sempre precisamos sofrer para aprender as principais lições de vivência. A obediência nos leva ao caminho da prudência e a prudência à vida; e a vida é Jesus. Para conhecer a Jesus é necessário ser obediente a Deus e a sua palavra, onde não há variação nem sombra de mudança. Quanto mais aprendemos sobre o amor de Deus pelo homem, mais conhecemos a Deus, mais chegamos perto dele e mais fácil ainda se torna o autoconhecimento.Salmo 103. 09 e 14: “O Senhor Deus, não repreenderá perpetuamente, nem para sempre conservará a sua ira. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.” A Bíblia deixa claro que Deus sabe como somos e quem somos, e nós também não podemos esquecer de que nossa estrutura humana é pó, e por isso, somos completamente frágeis. Sendo assim, devemos fazer da nossa força aquele que é a rocha eterna, Jesus Cristo, o filho de Deus, que jamais se abala. Não é um diploma ou doutorado, riquezas, nem posição social que nos livrará das crises emocionais e externas e nem do dia mau, mas, somente a confiança em Cristo, em saber que a qualquer dia, lugar e hora, Ele sempre estará conosco. Umas das maiores e mais benéficas descobertas que podemos fazer é descobrimos quem somos, principalmente se reconhecermos quem Deus é em nossas vidas.
Se somos fracos, Ele é nossa força;Se pobres(financeiramente ou espiritualmente), Ele é a nossa riqueza;Se medrosos, Ele é a nossa coragem;Se no escuro, Ele é a luz;Se sem saída, Ele é a porta;Se triste, Ele é a alegria;Se em conflitos, Ele é a paz;Se sem direção, Ele é a bússola;Se desesperançado, Ele é Esperança;Se achamos que está tudo acabado, Ele nos diz: “Eu lhes dou um novo recomeço!”Essa é uma breve análise de quem esse Deus tremendo é... Para Ele, em um só artigo desta página não caberia tantos adjetivos positivos!E para nós? (...)
A pergunta: “Quem sou eu?” é essencial para o autoconhecimento. Se pelo menos procurarmos nos conhecer, poderemos poupar tempo e evitar problemas, viagens erradas e anos infrutíferos.
Se desejarmos extrair o máximo dessa experiência, temos de ser sinceros conosco mesmo e com as outras pessoas. Ser você mesmo, e não como as pessoas dizem que você deva ser gera satisfação pessoal e segurança evidente. Acredito que a habilidade de conhecer-se a si mesmo, concede maior liberdade de atos e nos permite controlar melhor a vida.Jesus é o caminho a verdade e a vida... Ele é tudo!E você? Quem é? E para onde você vai?

Pr. Mário Porto

Nenhum comentário: