segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O SOFRIMENTO DOS JUSTOS


Jó - 2:7,8 - Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malígnas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.

A fidelidade para com Deus não é garantia do crente não sofrer dores, aflições, sofrimentos nesta vida. Jesus ensinou que tais coisas poderão acontecer ao crente.

João - 16: 1,2,4,33 - TENHO-VOS dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco.
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
2 Timóteo - 3:12 - E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

A Bíblia contém exemplos de santos que passaram por muitos sofrimentos, José, Davi, Jó, Jeremias, Pedro e Paulo.
Por que o crente sofre? O crente experimenta sofrimento como decorrência da queda de Adão. O pecado entrou no mundo trazendo dores, tristezas, conflitos, doenças, mortes.
A Bíblia diz: Por um só homem entrou o pecado e a morte. (Romanos- 5: 12) Por isso a totalidade da criação geme sob os efeitos do pecado.
Romanos- 8:20,23; - 2Pedro- 10:13; - 1Coríntios- 10:1. –Tudo que semearmos isso ceifaremos. -Gálatas- 6:7.
Aplica-se no modo geral. Exemplo: Se guiarmos com imprudência nosso carro, poderemos sofrer graves acidentes. Assim é com o nosso corpo com mal hábitos alimentares e vícios, certamente vamos ter graves problemas de saúde, trazendo doenças para nosso corpo.
Nosso dever é sempre proceder com sabedoria e de acordo com a Palavra de Deus.
Assim também o homem de Deus sofre, pelo mesmo descuido por habitar num mundo pecaminoso e corrompido. Em tudo está o efeito do pecado do homem.
Os homens de Deus enfrentam o ataque de Satanás (2Corintios4:4) que controla o presente século mau (1João- 5:19; Gálatas- 1:4 ; Hebreus- 2: 14).
Satanás tem permissão para afligir o homem de Deus de várias maneiras (1Pedro- 5: 8,9).
Jó, reto e temente a Deus, foi atormentado por Satanás por permissão de Deus.(Jó- 1:2).
Jesus foi levado pelo Espírito Santo permitido por Deus ao deserto para enfrentar Satanás, ser tentado, para ser aprovado. (Lucas- 4).
Jesus conta que uma filha de Abraão estava a dezoito anos presa por uma espírito de Satanás. (Lucas-13:11,16).
Paulo reconheceu seu espinho na carne, permitido por Deus, um demônio de Satanás que fazia sofrer dores, jogava na sua cara tudo que fizera aos homens de Deus, isso acontecia para não se vangloriar pelos dons de maravilhas e autoridade espirituais e poder em tornar um ministro de Deus entre os gentios.
2Corintios- 12:7 - Para conclamar o Evangelho de Cristo com poder e obras de maravilhas.
Quando a mente do pecador é despertada e retorna para Deus, também é despertada a ira e o ódio de Satanás, que pode por permissão, em sermos tocados, para que não nos vangloriamos com as virtudes que Deus nos deu por sermos templos sagrados e morada do Espírito Santo.

Deus abençoe a todos!!

Nenhum comentário: