segunda-feira, 22 de junho de 2009

LANÇA AS TUAS PREOCUPAÇÕES‏


“Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.” - I Pedro 5:7

O salmista escreveu: "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus" (46:10). Paulo exortou os Filipenses a não estarem "inquietos por coisa alguma" (Filipenses 4:6). E Pedro instruiu os seus leitores a lançarem toda a sua ansiedade sobre Deus (I Pedro 5:7). Como é que alguém consegue deixar de se preocupar e "aquietar-se"? Somente através da oração e da confiança no Deus amoroso. (Filipenses 4:6-7). Aqueles que lançam as suas preocupações n´Ele, conseguem afastar-se da turbulência e da confusão, das ambições e das lutas, e entrar na paz de Deus (v.7). Isto não significa que aqueles que estão "quietos" perante o Senhor estão isentos dos perigos e dos dilemas da vida, mas, sim, que terão a capacidade de viver com tranqüilidade no meio deles. Ainda que os problemas se mantenham, a confusão, apreensão e desespero dissipam-se. Tais pessoas demonstram serenidade sob pressão, são imperturbáveis perante os alarmes da vida e irradiam paz onde quer que vão. Se nunca tomaste consciência da profundidade do amor de Deus e da Sua chamada para viveres nesse amor, a tua vida será cheia de ansiedade e preocupações. Estarás muitas vezes agitado e desassossegado - buscando constantemente aquele ilusório "algo mais." Quando aprenderes a voltar a tua confiança para Deus e lançares as tuas preocupações sobre Ele, ficarás calmo no meio das exigências da vida.

PORQUE DEUS SE PREOCUPA CONOSCO, NÓS PODEMOS DEIXAR AS NOSSAS PREOCUPAÇÕES COM ELE.

sábado, 20 de junho de 2009

Sonhos de Deus


Você pode estar se perguntando:

"Mas, como saber qual é o sonho de Deus para mim? Como saber qual é a vontade de Deus para a minha vida? Como saber se os meus sonhos são de Deus ou são só meus?"

Talvez você esteja agora totalmente frustrado, ferido, sem sonhos. Mas eu quero convidar você a receber de Deus a cura e a restauração dos sonhos do seu coração. Ele é poderoso para ressuscitar os sonhos que morreram na sua vida.

Os sonhos de Deus se realizam no tempo de Deus. Você pode descansar, porque se algum sonho é de Deus para sua vida, vai se realizar. Pode parecer que está demorando, que é impossível, que é algo grande demais, mas para Deus todas as coisas são possíveis. Deus sabe a melhor hora para você desfrutar a realização dos seus sonhos. Assim será com o sonho do seu casamento, do seu emprego, da sua faculdade, do seu ministério, enfim, todos os sonhos de Deus se realizarão, no tempo certo, em sua vida.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

QUEM É O MEU PRÓXIMO?


Lucas- 10:25 a 29 - E eis que se levantou um certo doutor da lei, (mestre na Sinagoga) tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

E ele lhe disse: O que está escrito na lei? Como lês?

E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus:

E quem é o meu próximo?

Lucas- 10: 30 - E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

Jesus disse que um judeu estava quase morrendo porque fora pego pelos seus inimigos maus, sanguinários, que o espancou e o deixou ali caído no meio da estrada que vai para Jericó.

Jesus conta que passou um sacerdote e não teve compaixão do homem caído machucado quase sem vida, e passou olhando de longe e não parou para socorrê-lo.

Depois veio um levita e também fez o mesmo. Homens que se dizem judeus religiosos mas que havia neles um coração duro, sem misericórdia. Mas logo em seguida vem um samaritano considerado raça imunda pelos judeus. Aquele samaritano parou sentiu compaixão deste moribundo, lavou suas feridas com vinho e untou todas as feridas com óleo, colocou em seu jumento e o levou até uma hospedaria cuidou dele e pagou ao dono da hospedaria dois denários, e foi embora, mas disse ao hospedeiro cuida dele até que eu volte, e acertarei tudo com você.

Depois de contar esta parábola: Jesus perguntou ao Doutor da Lei.

Lucas- 10:36,37 - Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.

O ser religioso faz todo seu ritual para mostrar aos homens o que ele é, ou diz ser! Mas no seu interior está escondido um coração que ninguém vê, longe de Deus.

Jesus ensina aos sacerdotes ou servos que a “misericórdia” é o maior dos sacrifícios.

É essencial o jejum e a oração que o “servo” oferta no altar do Senhor, mas é preciso ter um propósito para com o seu próximo. (Mateus- 23:23).

Misericórdia: É um sentimento doloroso causado pela miséria de outrem. É se colocar no lugar do outro. Ter compaixão, pena; piedade; dó.

Marcos- 9: 22- E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.

Mísero: Alguém vazio, sem fé, doente do corpo e da alma, preso, arrasado, perdido, quase morto, que não tem nada de bom dentro de si.

A obra do Servo: Tem que ser completa pela fé em Jesus, com amor, com bondade, mansidão e ser misericordioso, para ajudar a despertar em seu próximo a fé para se converter dos seus maus caminhos e vir para Deus- “depender do Eterno Salvador”, e se entregar de corpo e alma.

Isto é, deixar para trás aquilo que sou “O Eu” ,viver para agradar a Deus, esvaziando-se para dedicar-se a serviço do meu próximo. Ser útil na Obra do Reino de Deus, servindo a todos.

Mateus- 9:13 - Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Mateus- 20:27 - E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo.

Luz dos olhos.

Mateus. 6:22,23- A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

O homem que não tem visão de Deus, é como o cego que não sabe o que Deus quer da sua vida nesta terra, é escravo da luxúria do mundo de pecado, e vive em trevas, quer dizer, sem direção e sem discernimento.

Quando adquirimos o Conhecimento da Palavra de Deus, nosso olho espiritual tem a Luz, direção de Deus, onde poderemos viver com garantia futura da salvação.

A Sua “Palavra” é Luz para o nosso caminho, ela é a nossa direção, onde andaremos confiante que tudo que fizermos, será para honrá-Lo e glorificá-Lo, nesta vida terrena em “Temor”.

A Sua “Palavra” é para adquirirmos fé inabalavel e proteção do Senhor.

Todos devem examinar a sua vida, conservando sadia, para que a Palavra de Deus possa santificá-lo e renová-lo dia após dia.

Discernimento da Palavra de Deus.

O acúmulo de riquezas é um trabalho tão envolvente que, logo ocupa todo o nosso tempo e nossa mente, nossa vida e até a nossa pessoa (alma). Deixamos a primazia de Deus.

Este é o perigo que corremos quando não temos o Conhecimento”, é por não estarmos firmados na Palavra de Deus. Por causa disso é que Jesus cita a vida de Salomão.

Salomão pediu Sabedoria para Deus, e além da Sabedoria Deus também lhe deu riquezas, e avisou que não apartasse de seus mandamentos, como fez seu pai Davi.

Por causa destas coisas, muitos deixam do Evangelho do Senhor Jesus, e se prendem a coisas materiais se preocupando com o dia de amanhã, o nosso futuro pertence só a Deus, não temos certeza se estaremos vivos amanhã.

Por causa do descuido em busca dos muitos afazeres e deixar de buscar a santificação na Palavra de Deus. “A solicitude da vida”.

Por isso, temos que pedir “Sabedoria” para poder administrá-la dentro do padrão de Deus.

Ter bens é dom recebido de Deus, é presente, mas com muito cuidado e “temor“, é preciso saber como usar estes bens financeiros, para que o Nome de Deus seja glorificado em nossas vidas.

Então, Jesus explica que devemos buscar primeiramente a Sabedoria e o Conhecimento da Sua Palavra, colocando Deus em primeiro lugar, e assim tudo Ele irá acrescentar.

Quer dizer, depois vamos receber muitas bênçãos no trabalho, honesto e digno, receber tudo do bom e do melhor, roupas, calçados, melhores do que a de Salomão.

Porque Deus nos dará Luz para o nosso entendimento, orientação e direção.

Josué- 1:8- Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então fará “prosperar” o teu caminho, e serás bem sucedido.

“Não aparte dos olhos a Palavra de Deus”. Nossa primazia tem que ser de Deus.

A ORAÇÃO DO PAI NOSSO


Mateus 6: 5 à 13

6: 5 Hipócrita: Ator em coisas sérias.

Os religiosos da época profanavam a prática religiosa, transpondo-a em peças de teatro. A sua recompensa era o aplauso da audiência.

Tinham hora e lugares certos para orarem, geralmente avenidas largas e de grande movimento. Seu objetivo era atrair a atenção do público. Jesus critica essa ação e não o ato de orar. Lucas 18: 9 à 14.

6: 6 Jesus requer das pessoas que ora a humildade.

Jesus não censura a oração pública, nem estabelece regras acerca da oração, mas, enfatiza a necessidade de um “espírito humilde” nas orações.

"Em secreto", é onde falamos com Deus, nos abrimos para Ele.

6: 7 “Vãs repetições”. Os adoradores de Baal, no Carmelo, e os adoradores de Diana, em Efeso, são exemplos antágos dessa prática, pensavam que cansando seus deuses com repetições conseguiriam o que lhe pediam.

Hoje podemos observar isso com os seguidores da seita “Hary Crishna” ou as “Ave-Marias” dos católicos.

“Pelo seu muito falar”, pensavam também, que o acúmulo de orações repetidas além de obrigar os seus deuses a responder os impressionariam. Ex. pediam o quanto mais pudessem para ser bem vistos.

Essas idéias são características pagãs, os discípulos de Cristo devem saber que Deus é Pai e, que não acolhe as orações daqueles que tem tais atitudes.

6: 8 Qual a necessidade da oração?

1. Nos aproxima de Deus, de sua vontade e leva-nos a perceber mais claramente os nossos desejos e necessidades espirituais, o que beneficia a nós mesmos.


2. Alimenta nosso espírito e nos fortalece para nosso cotidiano.


3. A oração dá ou cria mais fé.


4. A oração também serve de escola da alma, para ensinar a vontade de Deus na vida.


Não ensinamos nada para Deus, mas aprendemos muito Dele quando oramos.

6: 9 “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome”.

Esta oração é diferente dos padrões de oração dos judeus da época. É breve, as dezoito petições feitas três vezes ao dia nas orações dos judeus piedosos, eram dez vezes mais longas. Esta oração é simples, franca e penetra nosso ser.

Nestas primeira palavras: (“Pai, nosso que estás nos céus”), Jesus nos ensina a reverenciarmos e reconhecer a grandeza do Deus com quem estamos falando. Sempre que oramos sabemos que Deus está acima de tudo, nos céus e na terra.

“Estás nos céus”, esta expressão nos lembra: da onipresença de Deus na vasta amplidão dos lugares celestiais. o poder e a majestade de Deus, na forma de domínio sobre toda criação. II Cron. 20:6, a onipotência de Deus. a onisciência de Deus, porque daquele lugar tão elevado, Ele vê tudo o que ocorre em todas as partes da criação. Salmos 11: 4

“SANTIFICADO SEJA O TEU NOME”

Deus é santo, puro e, quando nos achegarmos a Ele, reconhecemos a soberania do nome que está acima de todo nome. Por isso, nos curvamos diante Dele deixando todo nosso ego, orgulho, sabendo que Ele conhece nossos corações e se agrada quando nos santificamos para ir à sua presença. No começo dessa oração, Jesus deixa claro que a necessidade básica do homem é reconhecer Deus acima de tudo, como provedor de todas as coisas.

SANTIFICADO quer dizer: seja venerado ou honrado. Jesus ressalta a santidade de Deus, porque Ele habita no mais santo lugar. Isaias 57:15.

É bom lembrar que o nome de Deus equivale à pessoa de Deus, aquilo que Ele é e faz.

Por isso não devemos tomar o nome de Deus em vão.

6:10 “Venha o teu reino”

Jesus queria estabelecer seu reino literal sobre a terra, o que seria a manifestação de Deus no mundo.

Devemos em nossa oração, ter o desejo de ver esse reino se manifestar em nossa vida.

O profeta Isaias nos fala um pouco desse reino Cap. 65:17 à 25.

“Faça-se a tua vontade”. É entregar nossa vida em total confiança a Deus. Deus se agrada quando andamos de acordo com os propósitos Dele para nossas vidas. Ele só quer nosso bem. Orando e lendo a palavra, nós conhecemos sua vontade.

“ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU”

É o desejo de todas coisas que ocorrem no céu, acontecerem na terra. No céu está o exemplo perfeito de tudo, o padrão mais elevado daquilo que precisa ser feito.

6: 11 Até aqui Jesus tratou das necessidades espirituais do homem. Isso Ele deixa claro também em Mateus 6 : 33, onde nos ensina a buscar seu reino e sua justiça em primeiro lugar.

Agora no verso onde Ele passa a nos ensinar acerca das necessidades físicas ou materiais (alma e corpo).

Jesus nos ensina a orar pela nossa alimentação, aquilo que necessitamos para nossa subsistência. E na expressão: “nos dá hoje”, também ensina que não devemos nos preocupar com o dia de amanhã. Deus sabe do amanhã e suprirá nossa necessidade.

6: 12 O perdão de Deus é condicional.

O verso 14 e 15 mostra isso. Jesus ensina que não podemos guardar rancor, ira em nossos corações em relação às outras pessoas. Jesus quer que vivamos em paz, no que depender de nós, com nossos’ semelhantes. O cristão deve perdoar, mesmo antes de a pessoa pedir perdão, se ela não pedir perdão do

mesmo jeito, para que Deus perdoe nossos pecados. Fazendo assim, podemos esperar pela misericórdia de Deus.

6: 13 “Não nos deixes cair em tentação, mas livrar-nos do mal.”

Devemos pedir a Deus que em todas as circunstâncias de nossa vida, nós não caíamos nas tentações. O mundo que vivemos é cheio de males. (más condições de vida, sofrimentos vários, etc.)

Se orarmos e vigiarmos, poderemos evitar muitas conseqüências ruins para nossa vida.

Mateus 26: 41 diz: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.

O que é unção ???

Quantos de vocês um dia já se perguntaram: “O que é unção?” Acredito que muitos, ou até mesmo todos. É comum ouvirmos na igreja expressões como: “Seja um crente cheio da unção”, “receber uma nova unção”, “Não toque no ungido de Deus”. Mas afinal de contas, o que é unção?

A unção é o próprio Espírito Santo. Todo crente recebe o Espírito Santo (unção) que o guiará a toda a verdade. Ao contrário do que muitos pensam, a unção não é um privilégio restrito a um grupo, pois aquele que tem o Espírito de Deus tem a unção de Deus. Logo não há como receber uma nova unção, pois a unção é uma só, a saber, o Espírito Santo.

Dessa forma, todo crente que tem o Espírito Santo tem a unção de Deus, seja ele profeta, Pastor, membro de sua igreja, enfim todo crente regenerado foi ungido por Deus porque recebeu do seu Espírito. Portanto é errada a interpretação, que muitas vezes é feita, do Salmo 105.15, onde diz: “Não toqueis nos meus ungidos”. Como disse, a Unção não é restrita a um grupo. Muitas vezes, por não entendermos o texto bíblico acreditamos que os “Ungidos do Senhor” são apenas os pastores, profetas, cantores enfim, pessoas que exercem uma posição de liderança na igreja. Embora alguns, dos que eu aqui citei, usem essa expressão para benefício próprio a fim de passarem uma visão de “super-proteção de Deus” para suas vidas, sabemos que o Senhor se referia a todo aquele que tem o seu Espírito.

“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.” Is. 61.1,2,3


Um Pai Cego de Amor



"E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?"


Você, como pai ou mãe, o que faria?

Deus tem sempre o melhor para os seus filhos. Aqueles que aceitaram a Jesus são privilegiados, pois podem ser chamados "filhos de Deus" (João 1:12), tendo, desta forma, direito legal a todas as bênçãos celestiais. O Código Civil nos fala sobre a sucessão ou, mais popularmente, conhecida como herança, que no caso de pai e filho só pode ser efetuada com a morte do pai. Jesus morreu por nós e, com isso, passamos a ser herdeiros diretos de todas as maravilhosas bênçãos contidas na Sua Palavra (O Testamento).

Como seres humanos temos uma grande dificuldade de confiar totalmente em Deus, sempre queremos dar o "nosso jeitinho" ou pegar atalhos para alcançar as nossas metas. Falta-nos a plena certeza de que Deus cuida de nós, como um pai cuida de seu filho, e que Ele se preocupa até com o mais simples anseio de nosso coração. Seja este desejo alcançar um ministério, um casamento... ou mesmo uma vontade instantânea de tomar sorvete. Assim como o pai se alegra em poder suprir as necessidades de seu filho, o Senhor se regozija em poder usar de sua providência para conosco.

"Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" - Lucas 11:13

Deus é bom. Como diz o autor de "Maravilhosa Graça", ele é um pai cego de amor. A sua correção vem acompanhada por favos de misericórdia. Tudo o que precisamos fazer é esperar Nele e depositarmos em nosso Papai toda a confiança e ansiedade de nossos corações.

Ouça suas palavras de conforto:

"Porque deveras haverá bom futuro; e a sua esperança não será frustrada".

Provérbios 23:18