sexta-feira, 11 de setembro de 2009
A Prova da nossa Fé
A fé é a confiança que temos depositado na Palavra de Deus. Deus nos adverte que seremos provados. Mas Deus não prova ninguém, Ele permite que sejamos provados.
1Pedro- 1:7- Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
1Pedro- 4:12- Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;
Nós conhecedores da Palavra de Deus sabemos de todas estas coisas, e, que os fiéis, passarão por duras provas neste mundo. Ele nos avisa para não desfalecermos na nossa fé.
Mateus- 5:12 - Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
A vingança pertence somente a Deus…infeliz aquele que cair na mão do Deus vivo, ou pisar no Filho de Deus. Não falai mau de meus profetas. ( Salmo- 105:15; - 1Crônicas- 16:22).
Romanos- 12:19 - Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Estamos presenciando fatos acontecerem no mundo, e, nas igrejas, entre irmãos, entre os próprios irmãos torcendo muitas vezes contrário à vontade de Cristo. Aqueles que hoje são perseguidos, devemos nos humilhar, buscar a Deus em oração por eles, para não desfalecerem nesta jornada. Amanhã poderá ser nós que passaremos esta prova de fogo.
Jó passou pela prova, foi aprovado por Deus, Pedro mesmo negando seu Mestre, e vencido pelo medo, mas pela humildade de um coração arrependido foi aprovado em Jesus. O próprio Jesus teve que passar pela prova no deserto para servir de exemplo para todos os homens que conhecem a verdade e, aprenderam usar a nossa arma de guerra - “A Palavra de Deus”- e como escudo usarem a fé.
A Bíblia afirma que todos passarão pela provação. O diabo quer ver as igrejas sendo derrotadas, envergonhadas pelos escândalos. Deus afirma: Alegrai-vos porque somos mais que vencedores em Cristo Jesus, e temos que ter fé na sua Palavra, e nos regozijarmos e alegrarmos, porque será grande o nosso galardão. (Mateus – 5:12)
Jesus Cristo nos ensina que devemos conviver com outras pessoas. Como membros da nova aliança, temos a obrigação de cumprir as exigências que Ele expõe aqui. Amar os nossos inimigos, bendizer àqueles que nos perseguem, que nos odeiam; pelo seu bem e pela sua salvação.
Temos o conhecimento da terrível ruína que aguarda os que são hostis a Deus. Não agir como inimigo fazendo guerra contra eles, devemos neste momento humilhar-nos em jejum e oração pedindo misericórdia para livrá-los do mal para que esta nação seja salva, fazendo o bem . Não agir como Jonas, que por medo fugiu da sua obrigação. (Mateus- 16:4).
Não os julgueis precipitadamente para que não sejais julgados. (Lucas- 6: 37; Mateus- 7:1,2). Não faleis mal uns dos outros.
Não toqueis nos meus ungidos… (Salmo- 105:15).
Muitas Igrejas estão aferventando o mal em vez de pregar o Evangelho puro, amando o seu próximo. É pecado um pastor falar mal de outro pastor, o que ganham com isso? Somente desprezo por si mesmo, o povo não convertido fica escandalizado de ver o crente se guerreando um contra o outro, o diabo fica rindo da cara dos ministros e dos líderes que estão servindo a Deus. O servo de Deus tem obrigação de falar o que o Senhor Jesus ensina no seu Evangelho.
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Oliveira é uma árvore baixa, frondosa, com várias ramas e de troncos retorcidos que produz azeitonas. A principal característica da oliveira é ter vida longa, atingindo cerca de até 1000 anos. Na Bíblia oliveira significa abundância, aparece como sinônimo das bênçãos divinas.
Davi tinha grandes olivais. Conhecendo a importância da oliveira e a diversidade de utilização que ela tinha, faz essa comparação do justo com uma oliveira que floresce. Davi afirma: quem confia em si mesmo e vive a praticar o que é mal será destruído, mas aqueles que buscam refúgio no amor de Deus serão como uma oliveira que floresce.
Para sermos uma oliveira que floresce precisamos estar plantados na casa de Deus. Da mesma forma que uma planta precisa estar plantada em um solo bom que lhe de condição de crescer e florescer, precisamos firmar nossas raízes em Deus.
O caminho para estarmos plantados em Deus começa com a participação de uma comunidade cristã. Não será possível florescer, se insistirmos em buscar o que é mal, se falarmos mentiras e praticarmos o que é errado.
Também, para sermos uma oliveira que floresce precisamos confiar no amor de Deus. O texto diz: sou como a oliveira que floresce e confio no amor de Deus. A atitude de ficar plantado em Deus só têm aquele que foi tocado pelo seu amor, quando compreendemos que Ele quer cuidar de nós e nos abençoar. Em João 15:5b, Jesus faz uma comparação parecida dizendo que ele é uma videira e nós somos os ramos. Ele diz: “Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” Isso é confiar no amor de Deus, isto é, quando entendemos que sem Deus nada podemos fazer.
Que possamos dizer como o salmista: “Eu sou como uma oliveira que floresce”, plantado em Deus e confiante no amor de Deus.
Confiar no amor de Deus é saber que junto Dele há esperança, crescimento e vida.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE
Na Bíblia está escrito 365 vezes (Não temas). Seria um para cada dia?
Marcos 5:21.24
Tendo Jesus passado de novo no barco para o outro lado, ajuntou-se a Ele uma grande multidão; e Ele estava à beira do mar.
Chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo e, logo que viu a Jesus, lançou-se-lhe aos pés.
e lhe rogava com instância, dizendo: Minha filhinha está nas últimas; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva.
Jesus foi com ele, e seguia-o uma grande multidão, que o apertava.
Marcos 5:35.42
Enquanto Ele ainda falava, chegaram pessoas da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: A tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?
Temos que ter cuidado com o que ouvimos, através do discernimento espiritual, sabemos que satanás usou essa pessoa para lançar uma dúvida, e assim impedir do Senhor agir. Pois se tem um propósito, projeto, sonho ou desejo que está em seu coração, evite contar pra alguém, pode acontecer com você o que aconteceu com Jairo.
O que percebendo Jesus, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. E não permitiu que ninguém o acompanhasse, senão Pedro, Tiago, e João, irmão de Tiago.
Novamente Jesus mostrou, que temos que escolher nossos companheiros e amigos. Ele preferiu ir com pessoas da mesma fé.
Quando chegaram a casa do chefe da sinagoga, viu Jesus um alvoroço, e os que choravam e faziam grande pranto.
E, entrando, disse-lhes: Por que fazeis alvoroço e chorais? A menina não morreu, mas dorme.
E riam-se dele; porém ele, tendo feito sair a todos, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele vieram, e entrou onde a menina estava.
E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te!
Imediatamente a menina se levantou, e pôs-se a andar, pois tinha doze anos. E logo foram tomados de grande espanto.
Será que nossos problemas, são maiores que o de Jairo? Temos que confiar em Jesus, somente assim venceremos nossas batalhas.
terça-feira, 11 de agosto de 2009
LEVANTE-SE DENTRE OS MORTOS
Efésios- 5:18; – 1Tessalonicenses- 5:6 - Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios.
Vigiemos: “Vigiar”- significa “manter-se acordado, alerta.” Paulo está exortando seus leitores a ficarem preparados, esperando o Senhor voltar para que possamos escapar da condenação futura.(1Ts. 2:11,12)
Lucas - 21:34,35,36- E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.
Se quisermos escapar da ira de Deus, devemos permanecer espiritualmente acordados, alertados moralmente, e devemos continuar na fé, no amor e na esperança da salvação. (1Ts. 5:8)
Lucas- 21:36- Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.
Os fiéis, serão protegidos da ira de Deus por meio do arrebatamento, não devemos temer o Grande Dia do Senhor, mas esperar Jesus descer do céu e nos livrar da ira futura.
1TS- 1:10 - E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.
Ser sóbrio: A palavra “sóbrio” tem dois significados.
Literalmente: é um estado de abstinência de Vinho- “Não beber vinho.” Abster-se, “privar-se de algo;” não beba, seja sóbrio!
Espiritualmente: ter o domínio próprio- “fruto do Espírito Santo”- alerta sob aviso, exatamente como alguém que não toma bebida alcoólica.
Vigiemos e sejamos sóbrios, o contraste que Paulo faz entre a embriaguez física, indica que tinha em mente o sentido literal: abstinência de vinho.
Mateus- 24:48 a 51- Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.
Efésios- 5:18- E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
O SOFRIMENTO DOS JUSTOS
Jó - 2:7,8 - Então saiu Satanás da presença do SENHOR, e feriu a Jó de úlceras malígnas, desde a planta do pé até ao alto da cabeça. E Jó tomou um caco para se raspar com ele; e estava assentado no meio da cinza.
A fidelidade para com Deus não é garantia do crente não sofrer dores, aflições, sofrimentos nesta vida. Jesus ensinou que tais coisas poderão acontecer ao crente.
João - 16: 1,2,4,33 - TENHO-VOS dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus. Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco.
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
2 Timóteo - 3:12 - E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
A Bíblia contém exemplos de santos que passaram por muitos sofrimentos, José, Davi, Jó, Jeremias, Pedro e Paulo.
Por que o crente sofre? O crente experimenta sofrimento como decorrência da queda de Adão. O pecado entrou no mundo trazendo dores, tristezas, conflitos, doenças, mortes.
A Bíblia diz: Por um só homem entrou o pecado e a morte. (Romanos- 5: 12) Por isso a totalidade da criação geme sob os efeitos do pecado.
Romanos- 8:20,23; - 2Pedro- 10:13; - 1Coríntios- 10:1. –Tudo que semearmos isso ceifaremos. -Gálatas- 6:7.
Aplica-se no modo geral. Exemplo: Se guiarmos com imprudência nosso carro, poderemos sofrer graves acidentes. Assim é com o nosso corpo com mal hábitos alimentares e vícios, certamente vamos ter graves problemas de saúde, trazendo doenças para nosso corpo.
Nosso dever é sempre proceder com sabedoria e de acordo com a Palavra de Deus.
Assim também o homem de Deus sofre, pelo mesmo descuido por habitar num mundo pecaminoso e corrompido. Em tudo está o efeito do pecado do homem.
Os homens de Deus enfrentam o ataque de Satanás (2Corintios4:4) que controla o presente século mau (1João- 5:19; Gálatas- 1:4 ; Hebreus- 2: 14).
Satanás tem permissão para afligir o homem de Deus de várias maneiras (1Pedro- 5: 8,9).
Jó, reto e temente a Deus, foi atormentado por Satanás por permissão de Deus.(Jó- 1:2).
Jesus foi levado pelo Espírito Santo permitido por Deus ao deserto para enfrentar Satanás, ser tentado, para ser aprovado. (Lucas- 4).
Jesus conta que uma filha de Abraão estava a dezoito anos presa por uma espírito de Satanás. (Lucas-13:11,16).
Paulo reconheceu seu espinho na carne, permitido por Deus, um demônio de Satanás que fazia sofrer dores, jogava na sua cara tudo que fizera aos homens de Deus, isso acontecia para não se vangloriar pelos dons de maravilhas e autoridade espirituais e poder em tornar um ministro de Deus entre os gentios.
2Corintios- 12:7 - Para conclamar o Evangelho de Cristo com poder e obras de maravilhas.
Quando a mente do pecador é despertada e retorna para Deus, também é despertada a ira e o ódio de Satanás, que pode por permissão, em sermos tocados, para que não nos vangloriamos com as virtudes que Deus nos deu por sermos templos sagrados e morada do Espírito Santo.
Deus abençoe a todos!!
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Segredo no Evangelho de Marcos
segunda-feira, 22 de junho de 2009
LANÇA AS TUAS PREOCUPAÇÕES
O salmista escreveu: "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus" (46:10). Paulo exortou os Filipenses a não estarem "inquietos por coisa alguma" (Filipenses 4:6). E Pedro instruiu os seus leitores a lançarem toda a sua ansiedade sobre Deus (I Pedro 5:7). Como é que alguém consegue deixar de se preocupar e "aquietar-se"? Somente através da oração e da confiança no Deus amoroso. (Filipenses 4:6-7). Aqueles que lançam as suas preocupações n´Ele, conseguem afastar-se da turbulência e da confusão, das ambições e das lutas, e entrar na paz de Deus (v.7). Isto não significa que aqueles que estão "quietos" perante o Senhor estão isentos dos perigos e dos dilemas da vida, mas, sim, que terão a capacidade de viver com tranqüilidade no meio deles. Ainda que os problemas se mantenham, a confusão, apreensão e desespero dissipam-se. Tais pessoas demonstram serenidade sob pressão, são imperturbáveis perante os alarmes da vida e irradiam paz onde quer que vão. Se nunca tomaste consciência da profundidade do amor de Deus e da Sua chamada para viveres nesse amor, a tua vida será cheia de ansiedade e preocupações. Estarás muitas vezes agitado e desassossegado - buscando constantemente aquele ilusório "algo mais." Quando aprenderes a voltar a tua confiança para Deus e lançares as tuas preocupações sobre Ele, ficarás calmo no meio das exigências da vida.
PORQUE DEUS SE PREOCUPA CONOSCO, NÓS PODEMOS DEIXAR AS NOSSAS PREOCUPAÇÕES COM ELE.
sábado, 20 de junho de 2009
Sonhos de Deus
"Mas, como saber qual é o sonho de Deus para mim? Como saber qual é a vontade de Deus para a minha vida? Como saber se os meus sonhos são de Deus ou são só meus?"
Talvez você esteja agora totalmente frustrado, ferido, sem sonhos. Mas eu quero convidar você a receber de Deus a cura e a restauração dos sonhos do seu coração. Ele é poderoso para ressuscitar os sonhos que morreram na sua vida.
Os sonhos de Deus se realizam no tempo de Deus. Você pode descansar, porque se algum sonho é de Deus para sua vida, vai se realizar. Pode parecer que está demorando, que é impossível, que é algo grande demais, mas para Deus todas as coisas são possíveis. Deus sabe a melhor hora para você desfrutar a realização dos seus sonhos. Assim será com o sonho do seu casamento, do seu emprego, da sua faculdade, do seu ministério, enfim, todos os sonhos de Deus se realizarão, no tempo certo, em sua vida.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
QUEM É O MEU PRÓXIMO?
E ele lhe disse: O que está escrito na lei? Como lês?
E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus:
E quem é o meu próximo?
Lucas- 10: 30 - E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
Jesus disse que um judeu estava quase morrendo porque fora pego pelos seus inimigos maus, sanguinários, que o espancou e o deixou ali caído no meio da estrada que vai para Jericó.
Jesus conta que passou um sacerdote e não teve compaixão do homem caído machucado quase sem vida, e passou olhando de longe e não parou para socorrê-lo.
Depois veio um levita e também fez o mesmo. Homens que se dizem judeus religiosos mas que havia neles um coração duro, sem misericórdia. Mas logo em seguida vem um samaritano considerado raça imunda pelos judeus. Aquele samaritano parou sentiu compaixão deste moribundo, lavou suas feridas com vinho e untou todas as feridas com óleo, colocou em seu jumento e o levou até uma hospedaria cuidou dele e pagou ao dono da hospedaria dois denários, e foi embora, mas disse ao hospedeiro cuida dele até que eu volte, e acertarei tudo com você.
Depois de contar esta parábola: Jesus perguntou ao Doutor da Lei.
Lucas- 10:36,37 - Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
O ser religioso faz todo seu ritual para mostrar aos homens o que ele é, ou diz ser! Mas no seu interior está escondido um coração que ninguém vê, longe de Deus.
Jesus ensina aos sacerdotes ou servos que a “misericórdia” é o maior dos sacrifícios.
É essencial o jejum e a oração que o “servo” oferta no altar do Senhor, mas é preciso ter um propósito para com o seu próximo. (Mateus- 23:23).
Misericórdia: É um sentimento doloroso causado pela miséria de outrem. É se colocar no lugar do outro. Ter compaixão, pena; piedade; dó.
Marcos- 9: 22- E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas, se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós, e ajuda-nos.
Mísero: Alguém vazio, sem fé, doente do corpo e da alma, preso, arrasado, perdido, quase morto, que não tem nada de bom dentro de si.
A obra do Servo: Tem que ser completa pela fé em Jesus, com amor, com bondade, mansidão e ser misericordioso, para ajudar a despertar em seu próximo a fé para se converter dos seus maus caminhos e vir para Deus- “depender do Eterno Salvador”, e se entregar de corpo e alma.
Isto é, deixar para trás aquilo que sou “O Eu” ,viver para agradar a Deus, esvaziando-se para dedicar-se a serviço do meu próximo. Ser útil na Obra do Reino de Deus, servindo a todos.
Mateus- 9:13 - Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.
Mateus- 20:27 - E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo.
Luz dos olhos.
Mateus. 6:22,23- A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
O homem que não tem visão de Deus, é como o cego que não sabe o que Deus quer da sua vida nesta terra, é escravo da luxúria do mundo de pecado, e vive em trevas, quer dizer, sem direção e sem discernimento.
Quando adquirimos o Conhecimento da Palavra de Deus, nosso olho espiritual tem a Luz, direção de Deus, onde poderemos viver com garantia futura da salvação.
A Sua “Palavra” é Luz para o nosso caminho, ela é a nossa direção, onde andaremos confiante que tudo que fizermos, será para honrá-Lo e glorificá-Lo, nesta vida terrena em “Temor”.
A Sua “Palavra” é para adquirirmos fé inabalavel e proteção do Senhor.
Todos devem examinar a sua vida, conservando sadia, para que a Palavra de Deus possa santificá-lo e renová-lo dia após dia.
Discernimento da Palavra de Deus.
O acúmulo de riquezas é um trabalho tão envolvente que, logo ocupa todo o nosso tempo e nossa mente, nossa vida e até a nossa pessoa (alma). Deixamos a primazia de Deus.
Este é o perigo que corremos quando não temos o “Conhecimento”, é por não estarmos firmados na Palavra de Deus. Por causa disso é que Jesus cita a vida de Salomão.
Salomão pediu Sabedoria para Deus, e além da Sabedoria Deus também lhe deu riquezas, e avisou que não apartasse de seus mandamentos, como fez seu pai Davi.
Por causa destas coisas, muitos deixam do Evangelho do Senhor Jesus, e se prendem a coisas materiais se preocupando com o dia de amanhã, o nosso futuro pertence só a Deus, não temos certeza se estaremos vivos amanhã.
Por causa do descuido em busca dos muitos afazeres e deixar de buscar a santificação na Palavra de Deus. “A solicitude da vida”.
Por isso, temos que pedir “Sabedoria” para poder administrá-la dentro do padrão de Deus.
Ter bens é dom recebido de Deus, é presente, mas com muito cuidado e “temor“, é preciso saber como usar estes bens financeiros, para que o Nome de Deus seja glorificado em nossas vidas.
Então, Jesus explica que devemos buscar primeiramente a Sabedoria e o Conhecimento da Sua Palavra, colocando Deus em primeiro lugar, e assim tudo Ele irá acrescentar.
Quer dizer, depois vamos receber muitas bênçãos no trabalho, honesto e digno, receber tudo do bom e do melhor, roupas, calçados, melhores do que a de Salomão.
Porque Deus nos dará Luz para o nosso entendimento, orientação e direção.
Josué- 1:8- Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então fará “prosperar” o teu caminho, e serás bem sucedido.
“Não aparte dos olhos a Palavra de Deus”. Nossa primazia tem que ser de Deus.
A ORAÇÃO DO PAI NOSSO
6: 5 Hipócrita: Ator em coisas sérias.
Tinham hora e lugares certos para orarem, geralmente avenidas largas e de grande movimento. Seu objetivo era atrair a atenção do público. Jesus critica essa ação e não o ato de orar. Lucas 18: 9 à 14.
2. Alimenta nosso espírito e nos fortalece para nosso cotidiano.
3. A oração dá ou cria mais fé.
4. A oração também serve de escola da alma, para ensinar a vontade de Deus na vida.
Não ensinamos nada para Deus, mas aprendemos muito Dele quando oramos.
mesmo jeito, para que Deus perdoe nossos pecados. Fazendo assim, podemos esperar pela misericórdia de Deus.
O que é unção ???
A unção é o próprio Espírito Santo. Todo crente recebe o Espírito Santo (unção) que o guiará a toda a verdade. Ao contrário do que muitos pensam, a unção não é um privilégio restrito a um grupo, pois aquele que tem o Espírito de Deus tem a unção de Deus. Logo não há como receber uma nova unção, pois a unção é uma só, a saber, o Espírito Santo.
Dessa forma, todo crente que tem o Espírito Santo tem a unção de Deus, seja ele profeta, Pastor, membro de sua igreja, enfim todo crente regenerado foi ungido por Deus porque recebeu do seu Espírito. Portanto é errada a interpretação, que muitas vezes é feita, do Salmo 105.15, onde diz: “Não toqueis nos meus ungidos”. Como disse, a Unção não é restrita a um grupo. Muitas vezes, por não entendermos o texto bíblico acreditamos que os “Ungidos do Senhor” são apenas os pastores, profetas, cantores enfim, pessoas que exercem uma posição de liderança na igreja. Embora alguns, dos que eu aqui citei, usem essa expressão para benefício próprio a fim de passarem uma visão de “super-proteção de Deus” para suas vidas, sabemos que o Senhor se referia a todo aquele que tem o seu Espírito.
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.” Is. 61.1,2,3
Um Pai Cego de Amor
"E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?"
Você, como pai ou mãe, o que faria? Deus tem sempre o melhor para os seus filhos. Aqueles que aceitaram a Jesus são privilegiados, pois podem ser chamados "filhos de Deus" (João 1:12), tendo, desta forma, direito legal a todas as bênçãos celestiais. O Código Civil nos fala sobre a sucessão ou, mais popularmente, conhecida como herança, que no caso de pai e filho só pode ser efetuada com a morte do pai. Jesus morreu por nós e, com isso, passamos a ser herdeiros diretos de todas as maravilhosas bênçãos contidas na Sua Palavra (O Testamento). Como seres humanos temos uma grande dificuldade de confiar totalmente em Deus, sempre queremos dar o "nosso jeitinho" ou pegar atalhos para alcançar as nossas metas. Falta-nos a plena certeza de que Deus cuida de nós, como um pai cuida de seu filho, e que Ele se preocupa até com o mais simples anseio de nosso coração. Seja este desejo alcançar um ministério, um casamento... ou mesmo uma vontade instantânea de tomar sorvete. Assim como o pai se alegra em poder suprir as necessidades de seu filho, o Senhor se regozija em poder usar de sua providência para conosco. "Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" - Lucas 11:13 Deus é bom. Como diz o autor de "Maravilhosa Graça", ele é um pai cego de amor. A sua correção vem acompanhada por favos de misericórdia. Tudo o que precisamos fazer é esperar Nele e depositarmos em nosso Papai toda a confiança e ansiedade de nossos corações. Ouça suas palavras de conforto: "Porque deveras haverá bom futuro; e a sua esperança não será frustrada". Provérbios 23:18 |
sexta-feira, 29 de maio de 2009
Esperar em Deus
Esperar no Senhor é muito difícil, não temos paciência e perseverança suficientes para isso. Queremos tudo do nosso jeito, na nossa hora. Se Deus fala conosco de acordo com o que a gente espera, que maravilha! Se Deus fala algo que não era bem o que esperávamos, já não recebemos da mesma maneira, o entusiasmo murcha, a fé se esfria, nosso semblante cai. Por isso, devemos estar firmes em Deus, para aprender a esperar e vencer (Salmo 28:6-7).
Mesmo crendo, somos fracos e, só de ouvir a palavra esperar, já nos causa desânimo, descrença, vontade de parar; pois sabemos que não recebemos o que esperamos na nossa hora, pelo fato de que o relógio de Deus é diferente do nosso, e lá no nosso interior sabemos que teremos que passar pelo deserto para receber as bênçãos, e com isso levamos um choque, e o nosso Eu nos confunde e amedronta. É por isso que temos um Deus tão grande que nos acolhe em seus braços e nos ensina a esperar o momento certo, e, se nós o obedecermos, colheremos os frutos (Salmo 33:20-22).
A espera é um período de tratamento e as pessoas que não são tratadas para receberem as bênçãos, não estão capacitadas para a vitória. Deus não quer que busquemos somente as bênçãos, Ele quer habitar em nós e fazer maravilhas, para que possamos testemunhar para as pessoas, e sermos espelhos que refletem o poder de Deus. No entanto, a maioria das pessoas só quer as bênçãos e não quer compromisso com o abençoador, pois acha muito difícil servir a Deus e se comprometer com a Igreja. Acham mais fácil dizer, simplesmente, que acreditam em Deus e não precisam de Igreja. Não devemos esquecer que Deus nos quer como servos Dele - Sl. 33:12 -15.
Como eu disse no início deste estudo, "Esperar é muito difícil", mas fica mais fácil esperar com Deus e em Deus, do que sozinho, sem ter onde descansar. Deus é um porto seguro.
REFLEXÃO: "Mas os que esperam nos Senhor, renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão." Isaías 40:31
Paciência irmão, paciência!
Não é fácil ser paciente, esta é uma virtude que busco constantemente nesta caminhada cristã. Deus tem ensinado-me, mas confesso que tenho aprendido vagarosamente e com muitas dificuldades. Numa época em que as mensagens podem ser enviadas instantaneamente para qualquer parte do mundo, confesso que a cada dia fica mais difícil ser paciente, contudo entendo que a paciência é uma ferramente indispensável na vida para ser aperfeiçoado por Deus.. É uma virtude que precisa ser cultivada e aprendida.
Insistimos em revolver as coisas de prontidão, no aqui e agora, e esquecemos que algumas coisas não podem ser resolvidas apressadamente.
Para Refletir:
PENSE: “A impaciência em que vivemos provém da nossa ignorância, queremos que os homens e as coisas sejam o que não podem ser, e deixem de ser o que são por sua essência e natureza.” (Marquês de Maricá)
MEDITE: “Sede, pois, pacientes.” Tg 5:7
domingo, 10 de maio de 2009
A VITÓRIA TEM QUE SER SUA
rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar" 1 Pedro 5:8.
Existe uma planta no Brasil que é chamada, pelos moradores das florestas, de "matador". A princípio seu talo esbelto rasteja ao longo do chão. Mas uma vez que ele encontra uma árvore vigorosa, o matador parte para a árvore e sobe por ela. Enquanto vai subindo pela árvore, o matador solta alguns braços pelos quais vai se prendendo à arvore e cresce ainda mais, prendendo-se de forma cada vez mais apertada. Ao chegar ao topo da árvore, o matador, como que em triunfo, abre-se em flor sobre a árvore estrangulada. De lá, esse "matador" espalha suas sementes para recomeçar seu trabalho de morte. Da mesma forma que aquela trepadeira, o mundanismo sufocará a vida espiritual dos cristãos que permitem que ele cresça e fixe seus tentáculos.
Deus deseja que o seu povo tenha uma vida abundante e vigorosa. Ele está pronto a suprir todas as necessidades para que isso seja possível. Quando confiamos todos os nossos anseios e sonhos ao Senhor podemos esperar que a bênção virá no tempo certo para o nosso regozijo e felicidade.
Quando, devido aos encantos ilusórios deste mundo, deixamos de vigiar como nos ensinou o Senhor, acabamos, sem perceber, abrindo as portas para que as coisas passageiras e enganadoras deste mundo penetrem em nosso coração. Depois de hospedar-se em nosso interior, o mundanismo começa a fincar suas raízes, dominando-nos completamente e impedindo que a graça maravilhosa do Senhor e a paz que excede todo entendimento produzam o gozo especial que só Jesus pode conceder àqueles que nele confiam.
Se dermos uma pequena brecha para o espírito carnal penetrar em nossos corações, perderemos a comunhão com o Senhor e grandes dificuldades enfrentaremos para voltar à presença do nosso Salvador.
Se você já sente os efeitos da invasão das coisas deste mundo em sua vida, clame ao Senhor e peça-lhe que venha em seu socorro. Não deixe que o inimigo de Deus, à semelhança do "matador," estrangule suas bênçãos e roube a vitória que já é sua.
sábado, 9 de maio de 2009
Esperança
olharás ao redor de ti e repousarás seguro" Jó. 11:18.
quinta-feira, 7 de maio de 2009
UM REGOZIJO ESPECIAL
"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal,
preferindo-vos em honra uns aos outros" Romanos12:10.
Grande é o gozo quando aprendemos a compartilhar, com amor, as bênçãos que temos recebido. O ajuntar tesouros, materiais e espirituais pode nos tornar prósperos e bem-sucedidos, mas o desejo de reparti-los com os mais necessitados enche não apenas o nosso coração de júbilo como também o do nosso Deus. As grandes conquistas nos fazem notórios, os gestos de amor nos tornam bem-aventurados.
Quando Cristo se torna o Senhor de nossas vidas, deixamos de pensar apenas em nossos interesses. Lembramos daqueles que estão ao nosso redor e desejamos, ardentemente, que, como nós, sejam também grandemente abençoados. Temos prazer de falar-lhes do amor de Deus e alegramo-nos quando começam a desfrutar das dádivas de nosso Pai celestial.
domingo, 3 de maio de 2009
FÉ E AÇÃO
sim o Senhor é a minha força e o meu cântico; e se tornou a minha salvação" Isaías 12:2.
sexta-feira, 1 de maio de 2009
CANSAÇO
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei"Mateus 11:28.
O crescimento que surge do cansaço pode nos trazer muitas experiências espirituais. Nós podemos estar cansados de esperar; cansados de estudar e aprender; cansados de combater o inimigo; cansados de crítica e perseguição. Nossa força tem seus limites ... há momentos que sentimos desaparecer os pés debaixo de nosso corpo. Quanto mais demora este tempo de cansaço, mais o sentimos invadindo nosso interior, sufocando nossa garganta, estrangulando nossa esperança, nossa motivação, nosso entusiasmo, nosso otimismo, nosso encorajamento.
Precisamos entender que Deus não nos dispensa força e coragem como um farmacêutico em sua prescrição. O Senhor não promete nos dar algo pra tomar que nos ajude a lidar com nossos momentos de cansaço. Ele nos promete a Ele mesmo. Isto é tudo. Isto é suficiente. O Salvador diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve".
Muitas vezes nos deixamos abater pelas intempéries da vida. O desânimo toma conta de nossa determinação, a ousadia cede espaço para o conformismo, a fé parece um objeto de enfeite sem utilidade.
Mas não podemos permitir que isso aconteça. Quando as forças desaparecem e o cansaço das tentativas fracassadas sussurram em nosso ouvidos para desistir, devemos encher os pulmões espirituais do ar da graça do Senhor e crer que tudo passará. O cansaço passará, o desânimo passará, as decepções desaparecerão. Contamos com Cristo, com Sua presença poderosa, com Seu amor infinito, Com Suas mãos protetoras, com Suas promessas de vitória. Ele está ao nosso lado, amoroso, forte, incansável.
quinta-feira, 30 de abril de 2009
Os propósitos de Deus no sofrimento do homem
Eclesiastes 3.1
A Bíblia afirma que (...) há tempo para todo o propósito debaixo do céu (Ec 3.1). Não há acasos; Deus tem um propósito para cada acontecimento. Sendo assim, nós não podemos imaginar que Deus não tem propósitos para o sofrimento. Nem mesmo o sofrimento humano acontece por acaso.
1 – PROPÓSITOS DO SOFRIMENTO ENTRE OS ÍMPIOS
Manifestar o caráter santo de Deus Salmo 107.17 – Esse texto afirma que os ímpios serão afligidos por causa dos seus pecados. As dores e as angústias sobrevêm aos incrédulos como conseqüência das suas transgressões. Há pessoas que vivem com o coração longe de Deus, se afundam nas suas iniqüidades e que, quando sofrem, perguntam-se: “Por que eu tenho sofrido tanto?” Deus, por causa de Sua própria santidade, além de abominar o pecado não pode ficar impassível diante de práticas pecaminosas. Assim, Ele age permitindo o sofrimento àqueles que vivem na prática do pecado.
Promover a prática da justiça
Is 26.9 – O sofrimento que Deus permite aos ímpios tem por objetivo levá-los a aprender a viver uma vida reta. Uma das maneiras de se levar uma pessoa ímpia a viver uma vida correta é aplicando-lhe uma penalidade. A manifestação da justiça de Deus tem um efeito saudável dentro da sociedade, pois as pessoas começam a andar em retidão pelo medo da “punição”.
2 – PROPÓSITOS DO SOFRIMENTO ENTRE OS CRISTÃOS
Levar o crente de volta ao caminho correto Pv 3.11-12 – A dor é o “megafone” que Deus usa para fazer o “surdo” ouvir o que Ele tem a dizer. Quando estamos enfrentando dores e sofrimentos, devemos pedir a Deus para nos mostrar o caminho correto a seguir, para ajudar-nos em nossa conduta, fazendo-nos voltar para o caminho da retidão. Além do mais, é necessário compreender que esse tipo de ação permissiva de Deus (dor e sofrimento) não é sinal de que Ele nos abandonou. Pelo contrário, é sinal de que Ele nos ama, desejando nos levar a andar no melhor caminho: o caminho da vida.
Desenvolver uma capacidade de compaixão pelos outros
II Co 1.4-5 – Esse texto nos ensina algumas verdades acerca do sofrimento: É Deus quem nos conforta no sofrimento – No mundo, nós, que somos cristãos, sempre vamos passar por tribulações (Jo 16.33). Todavia, com Deus esse estado de miséria é aliviado. Por essa razão, no verso 3 Deus é chamado de “o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação”. Deus está sempre disposto e é totalmente poderoso para nos consolar e nos confortar em nossos momentos de angústia e dor.
É Deus que nos capacita para confortar no sofrimento de outros – O sofrimento é uma excelente escola, onde aprendemos a consolar e confortar as pessoas da mesma maneira como Deus o faz. Nós, seres humanos, somos diferentes de Deus: Enquanto Ele conhece todas as coisas sem nunca as ter experimentado, nós só conseguimos aprender a fazer algo através da experiência. Nunca aprenderemos a confortar pessoas a menos que passemos pelo sofrimento e recebamos o conforto divino. Se o próprio Jesus teve de aprender a obedecer pelas coisas que sofreu, tendo de experimentar o sofrimento e a tentação para poder socorrer os que são tentados (Hb 2.8), quanto mais nós temos de aprender na prática sobre a consolação divina para podermos consolar os que estão sofrendo.
Deus enviou Cristo para que a nossa consolação transborde por meio dEle – Paulo também aprendeu a glorificar o merecedor de todas as graças que recebemos de Deus. Como recebemos a capacidade de consolar, temos de aprender a glorificar a Cristo, porque toda a nossa capacidade de confortar é transbordada por meio de Cristo.
Confirmar o valor da fé
1 Pe 1.6-7 – O sofrimento é um meio que Deus usa para fazer o crente crescer na sua fé. Pedro diz que o sofrimento é comparado à ação do fogo – A ação do fogo é múltipla. Ele destrói, consome, aniquila; mas a Escritura cita o fogo aqui como um elemento purificador, um elemento que torna o objeto aprovado, aperfeiçoado, confirmado. O processo de confirmação de nossa vida em fé é comparado ao processo da depuração do ouro pelo fogo.
Pedro diz que a confirmação da fé vem por uma gama de sofrimentos – O fogo é sinônimo de sofrimento causado pelas provações: passamos por ele e por meio dele somos confirmados em nossa fé. Os destinatários da carta de Pedro estavam sendo provados com aflições. Não haveriam de sofrer por muito tempo, mas estavam sofrendo para que o valor da sua fé fosse confirmado. O sofrimento tem várias manifestações: Deus permite várias formas para causar crescimento no meio do seu povo. Por essa razão, Pedro diz que os crentes seriam contristados (entristecidos) “por várias provações”. Esse teste de fé está longe de ser uma experiência agradável.
Pedro diz que o sofrimento para a confirmação da fé vem quando necessário – Nem todos os cristãos que passaram pelo mundo experimentaram os sofrimentos dos quais Pedro falava. Por essa razão ele diz: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações (...)”. A conclusão que se pode tirar dessa passagem é que nem todos sofrem, porque não é necessário que haja crescimento ou confirmação da fé somente por meio do sofrimento. O sofrimento não é algo inevitável ou necessário.
Pedro diz que o sofrimento para a confirmação da fé não é longo – Mesmo que em certas ocasiões o sofrimento possa vir sobre os crentes, ele não permanece para sempre. Pedro diz que os crentes são contristados “por breve tempo”. O sofrimento é de duração limitada. Aliás, não podemos nos esquecer de que a duração curta da provação está em contraste com a alegria de que vamos desfrutar amanhã. Mesmo que o sofrimento dure a noite inteira, a alegria vem pela manhã.
Aperfeiçoar o caráter cristão
Rm 5.3-4 – Nesse texto, Paulo afirma que o sofrimento é um meio que Deus usa para aperfeiçoar o caráter dos cristãos. Mas, diferentemente da versão Revista e Atualizada da Sociedade Bíblica Brasileira, há outras versões da Bíblia que traduzem o texto de uma forma diferente. A palavra “tribulações” é traduzida como “sofrimentos”, “perseverança” é traduzida como “paciência” e “experiência” é traduzida como “caráter provado”. Assim: Paulo diz que os sofrimentos produzem perseverança – Na língua grega, a palavra “perseverança” pode também ser traduzida por paciência, persistência, constância. Essas são algumas características que se apresentam no homem maduro, que se mantêm leal à sua fé e aos seus propósitos mesmo quando está debaixo das maiores tribulações ou sofrimentos. Em geral, não crescemos quando estamos em plena calmaria de problemas. Em todos os ramos, o desenvolvimento aparece em hora de crise ou sofrimento.
Paulo diz que a perseverança produz experiência – Essa é parte da reação em cadeia. Assim como os sofrimentos produzem a perseverança (ou paciência, ou constância, ou persistência), esta produz experiência. Na língua grega, a palavra “experiência” pode ser traduzida por “caráter provado”. A idéia é a de alguém que foi testado e saiu vitorioso no teste, tendo desenvolvido um caráter amadurecido pelos sofrimentos.
Paulo diz que a experiência produz esperança – O sofrimento do cristão o conduz à perseverança, à firmeza, à constância e à paciência porque eles são conectados à esperança. Há alguma coisa no final que os faz levantar os olhos e crer na mudança dos acontecimentos. Para o cristão, o sofrimento é o ponto em que o poder da esperança fica cada vez mais claro, ligando o nosso presente ao futuro de vitória, porque para o cristão “os sofrimentos do tempo presente na são para comparar com a glória a vir ser revelada em nós” (Rm 8.18).
Conclusão
Quando você estiver sofrendo pelas mais variadas razões, lembre-se de que você não é um desafortunado, mas um amado de Deus. Os sofrimentos pelos quais você tem passado são maneiras belamente estranhas de Deus fazer bem à sua vida.
- Ele tem levado você de volta ao caminho dele, que é o caminho da vida, endireitando as suas veredas tortuosas. Se Deus não lhe houvesse mostrado o seu amor disciplinador, onde você estaria ainda?
- Ele tem ensinado você a ter compaixão dos outros que sofrem.
- Ele tem confirmado o valor da sua fé, por meios das tribulações pelas quais você passa.
- Ele tem aperfeiçoado o seu caráter.